
Povos e Línguas
A população
de Angola esta dividida na sua maioria por três grupos étnicos:
os ovimbundos (37%), os kimbundos (25%) e os Bakongo (13%).
Outros grupos incluem os Chokwe- Lunda, Nganguela, Nyanyeca, Ambo, Herero, e Tchindonga entre outros.
Outros grupos incluem os Chokwe- Lunda, Nganguela, Nyanyeca, Ambo, Herero, e Tchindonga entre outros.
A língua
oficial de Angola é o português, mas o país orgulha-se de ter por
volta de 60 línguas tradicionais.
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Bakongo (Quiconcos)
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Ambundu (Quimbundos)
- Ovimbundu (Umbundos)
- Nyanyeka (Lunhanecas)
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Herero (Xihereros)
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Ambo (Xicuanhamas)
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Tchindonga ((Xindongas)
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Koisan
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Ngangela (Ganguelas)
- Tchokwe-Lunda (Quiocos)


Estilos Musicais

Rebita

Rebita É um gênero de música e dança de salão angolano que demonstra a vaidade
dos cavalheiros e o adorno das damas. Dançada em pares em coreografias
coordenadas pelo chefe da roda, executam gestos de generosidades
gesticulando a leve cidade das suas damas, marcando o compasso do passo
da massemba . O charme doscavalheiros e a vaidade das damas são
notórios; enquanto dança se vai desenvolvendo no salão as trocas de
olhares e os sorrisos entre o par são freqüentes. É dançada em marcação
de dois tempos, através da melodia da música e o ritmo dos instrumentos.
Kuduro |
Recentemente, o Kuduro tornou-se um fenómeno musical em todos os países de língua portuguesa, assim como em outras partes do mundo , principalmente após o lançamento dos hits Vem Dançar Kuduro e Danza Kuduro, dos cantores Lucenzo e Don Omar.
O kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e com o passar do tempo evoluindo para um género musical, estilo house africano em que se mistura elementos electrónicos com o folclore tradicional, feito pelo povo mais pobre de Luanda e com os meios precários que dispunham. A musica é peculiar no uso de breaks e funk muito utilizados nos anos 80 para criar melodias, mas utilizando loops e letras explícitas, que acabam por ser um reflexo de boa parte da população .
O nome da dança referia-se a um movimento peculiar em que os dançarinos parecem ter a "bunda" dura, simulando uma forma agressiva e agitada de dançar como os golpes de Van Damme, que segundo Tony Amado, auto-proclamado criador do Kuduro, foi de onde surgiu a ideia da dança, depois de o mesmo ver o filme de 1988, de Jean Claude Van Damme, Força Destruidora (Bloodsport), em que ele aparece num bar, todo bêbado, a dançar com um estilo muito rijo e pouco habitual para aquela época .
As letras caracterizam-se pela sua simplicidade e humor. São geralmente escritas em português, e muitas vezes com algum vocabulário de línguas angolanas (por exemplo, kimbundo).
Semba |
O cantor Carlos Burity defende que a estrutura mais antiga do semba situa-se na massemba (umbigada), uma dança angolana do interior caracterizada por movimentos que implicam o encontro do corpo do homem com o da mulher: o cavalheiro segura a senhora pela cintura e puxa-a para si provocando um choque entre os dois (semba).
Jomo explica que o semba (género musical), actual é resultado de um processo complexo de fusão e transposição, sobretudo da guitarra, de segmentos rítmicos diversos, assentes fundamentalmente na percussão, o elemento base das culturas africanas.
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