Angola

Oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena (território).

Angola foi uma antiga colónia de Portugal, com o início da presença portuguesa no século XV, e permaneceu como colónia portuguesa até à independência em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. A capital e a maior cidade de Angola é Luanda.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamantes da África Subsariana. A sua economia tem vindo a crescer fortemente, mas o índice de corrupção é um dos mais altos do mundo, e o seu Desenvolvimento Humano é muito baixo.
No ano de 2000 foi assinado um acordo de paz com a FLEC, uma frente de guerrilha que luta pela secessão de Cabinda e que ainda se encontra activa. É da região de Cabinda que sai aproximadamente 65% do petróleo de Angola.


Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Angola inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte.
Angola é um Estado que se tornou independente a 11 de Novembro de 1975 e está dividido em 18 províncias. Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cuando-Cubango ,Kwanza-Norte, Kwanza-Sul ,Cunene ,Huambo ,Huíla, Luanda, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje , Moxico, Namibe, Uíge e Zaire.


República de Angola 

Presidente: José Eduardo dos Santos
Governo: Democracia Pluripartidária com sistema semi-presidencialista
Capital: Luanda (4.500.000 habitantes)
Outras cidades importantes: Huambo, Lobito, Benguela, Lubango, Namibe, Malanje e Cabinda
População: 18.000.000 habitantes (Estimativa 2008)
Moeda: Kwanza (Kzr)
Língua Oficial: Português
Principais Línguas Nacionais: Umbundu, Kimbundu, Kikongo, Tchokwe.
Clima: Tropical. Duas Estações: cacimbo (seca) de Maio a Setembro e das chuvas (mais quente) de Setembro a Maio.
Temperaturas Médias: 27ºC (máximas) e 17ºC (mínimas)


Geografia

Superfície: 1.246.700Km2
Ponto Mais Elevado: Monte Môco 2.620m (Huambo)
Fronteiras: Oeste - Oceano Atlântico; Norte - República do Congo e República Democrática do Congo ; Este - República Democrática do Congo e República da Zâmbia; Sul - República da Namíbia.
Extensão das Fronteiras: Marítima: 1.650Km; Terrestre: 4.837Km. Geografia: 60% do território são planaltos de 1.000 a 2.000m com uma densa e extensa rede hidrográfica.
Rios Principais: Kwanza, Cunene e Cubango.


Economia

PIB: 61.194 milhões de dólares americanos (estimativa 2009)
Exportações Fob: 67 203 milhões de dólares (2008)
Importações Fob: 17 077 milhões de dólares (2008)
Taxa de Inflacção: 12,3 % (estimativa 2009)
Taxa de Câmbio Média 1USD=xAOA 80,10 (2009)
Taxa de Câmbio Média 1EUR=xAOA 108,74 (2009)
Principais Exportações: Petróleo, diamantes, minerais vários, madeiras, peixe, café, algodão e sisal.
Principais Importações: Produtos alimentares, bebidas, produtos vegetais, equipamentos eléctricos e viaturas.
Estrutura do Emprego: Sector Primário 68,5%; Secundário 4,5%; Terciário 26,8%.
Principais Parceiros Comerciais: EUA, Bélgica, Portugal, Alemanha, França, China, Espanha, Brasil e África do Sul.
Principais Portos: Luanda, Lobito e Namibe

Entre 2005 e 2008 a taxa média de crescimento ter-se-á situado em cerca de 17,5% ao ano, o que colocou Angola no topo dos países com maior crescimento a nível mundial nos anos mais recentes.
Angola crescerá mais de 7,1 por cento em 2011
Angola, o segundo maior exportador de petróleo da região subsahariana, deve retomar o seu crescimento económico a um ritmo mais consistente, prevendo-se que atinja os 5,9 por cento este ano e mais de 7,1 por cento em 2011, depois de ter sofrido um crescimento limitado a 0,7 por cento, em 2009.